Nosso 9º encontro aconteceu no MIS (Museu da Imagem e do Som), um de nosso parceiros nesse projeto, que atualmente realiza o Cineclube Escolar que é composto por sessões de curtas-metragens em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e também uma exposição referentes aos bastidores dos filmes catarinenses, denominada Making Of.

Aproveitamos o encontro para realizar uma visita guiada pela exposição. Objetos de cenas, figurinos, fotografias, cartazes, cenários compuseram esse cenário dos filmes catarinenses, que contou com o curta “Laços” de Karine Joulie, nossa querida colega e integrante da equipe “Cinema na Escola” (ver nota no final da postagem).

O contato das professoras(es) produções fílmicas não comerciais vem sendo trabalhado ao longo de todo o curso, numa proposta de ampliação do repertório, na perspectiva da mídia-educação.

Sabendo da importância do trabalho com diversos materiais e referências, contamos com uma breve apresentação dos materiais que a formadora Juliana trouxe de sua experiência de doutoramento na Itália durante 3 meses, onde buscou aprofundamentos sobre as relações entre a educação família e escola no uso das tecnologias por crianças pequenas; realizou o Curso de Aprofundamento oferecido pelo Centro Loriz Malaguzzi; entrevistou pesquisadores como Susanna Mantovani, Pier Cesare Rivoltella, Vitor Tomé, Ana Jorge, Piermarco Aroldi e Geovana Mascheroni; e participou de eventos, dentre eles “Literacia, Media e Cidadania” em Portugal, ocasião em que um dos artigos apresentados foi escrito com a equipe de formação do Cinema na escola, que levou o título do Projeto: Cinema na escola: construindo espaços de cidadania (ver nota no final da postagem).   

Juliana trouxe alguns livros e materiais produzidos pelas crianças da Itália, como os livros de Maria Montessori que indicam para cada faixa etária atividades a serem realizadas com as crianças; desenhos infantis de escolas Reggio Emilia; atividades, livros e materiais da abordagem Pedagógica de Reggio Emilia que trabalha com diversos materiais numa proposta de desenvolvimento das múltiplas linguagens.

Por exemplo, o trabalho com materiais que Reggio Emilia através do Remida (ver nota no final da postagem) faz ao estabelecer parcerias com empresas para que recebam em forma de doação os materiais que para elas seria descartado. A intencionalidade de compartilhar estes materiais foi para estimular as professoras em pensar o projeto e trabalho desenvolvido com as crianças e jovens.

Uma de nossas professoras comentou que seu colega entrou em contato com a Cerâmica Portobello,  porque está trabalho com a construção de um mosaico e eles comentaram que ainda não haviam sido procurados por escolas para estabelecer alguma parceria.

Fatos como esses demonstram que as indústrias são potenciais parceiras, já que os materiais que por vezes eles descartam podem receber outros usos quando bem organizados na escola, quando se tem um projeto a ser executado, inspirando outras formas de aprendizagem por crianças e jovens.

E pensando na proposta de execução do Projeto na escola, elaboramos 2 documentos para esse encontro:

1 – Projeto Audiovisual que trata dos diversos aspectos que compreendem o projeto, com dicas para auxiliá-las, disponível no link: https://docs.google.com/document/d/15e35fLg4d64NA6vP8rUgQCMfd3pwsif4o9BEoXlABhs/edit

2 – Folha de exercício – Roteiro Prático indispensável à execução do Projeto, a ser elaborado por todas(os) e enviado até sexta-feira (2 de junho), disponível em: https://docs.google.com/document/d/14fgijcH7SArCC_LkcdA-1TdkRBHj8oam5ucp4NI5b2Y/edit

Esses documentos foram criados com o propósito de sistematizar as ideias das professoras(es), do que eles produziram/experimentaram até o momento e o que pretendem e estão construindo com crianças e jovens.

Ao longo do encontro a equipe se dividiu entre as professoras(es) para conversar, trocar ideias. O que fez com que percebêssemos que há uma diversidade de propostas muito ricas: relacionadas a documentação do trabalho pedagógico, diálogo com os diferentes níveis de ensino, cultura, som, dentre outros.

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O documento de exercício da escrita do Projeto deve ser entregue no dia 2 de junho, o que nos possibilitará conhecer melhor as propostas e marcar nossas possíveis idas de acompanhamento da produção audiovisual nas escolas. Estamos assim num processo de escrita, produção, compartilhamento e reflexão constante sobre o modo como pensamos a cidadania e os direitos humanos na escola a partir do cinema na escola.    

Até breve,

Equipe Cinema na Escola

*A visitação aos curtas-metragens está aberta até 11 de junho. Para saber mais acesse: http://www.fcc.sc.gov.br/mis//pagina/19977/misscapresentanovaexposicaosobrebastidoresdefilmescatarinense

*Remida, Centro de Reciclagem criativa Reggio Emilia, trabalha com a sustentabilidade, criatividade e pesquisa sobre os materiais descartados provindos de aproximadamente 200 empresas. Para saber mais acesse: http://www.remida.org/

*O resumo foi apresentado na Mesa 12 “Cinema e Educação” está disponível na página do evento: http://www.congressolmc.pt/index.php/resumos-mesa-12/

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